CÂMARA DE LABREA: O QUE O POVO NÃO ENXERGA

 

Uai, de repente com 45 anos de idade e com experiência na área de informação, passei a não entender mais nada, sobretudo, no que se refere à política aqui em Labrea. Para minimizar a decepção, só gostaria de saber onde anda o ministério público e a justiça, que não é cega e nem surda.

04 de abril de 2011

 

Nesta sexta feira, um de abril de 2011 na seção da Câmara Municipal de Lábrea, o edil vereador Edenir entrou com um requerimento pedindo a liberação de uma sala no prédio da Câmara para a Ótica Científica de Manaus que virá a cidade para fazer exames de vista e vendas de óculos. Leiamos então na integra o pronunciamento e pedido do edil vereador Edenir:

  Peço ao presidente que ceda uma sala no plenário para que a equipe da ótica cientifica que mais uma vez está vindo aí,possa atender os nossos munícipes,já que se diz que aqui é a casa do povo é mais do que justo pedir esse espaço para que tenham um maior atendimento com qualidade,já que aqui temos uma sala climatizada e temos certeza que dará condições a equipe a atender muito mais pessoas a fazer o seu exame de vista e ao mesmo tempo nobre colega comprar o seu óculos de grau.Então esperamos que os senhores apõem e aprovem este requerimento que eu tenho certeza que é em prol de nossos munícipes e principalmente aqueles mais carentes que muitas vezes não tem condições de se deslocar à porto velho e a Manaus simplesmente só para ir fazer um exame de vista e pra usar o seu óculos”

Diga-se de passagem, que o Edil diz uma coisa inexistente, (já que se diz que aqui é a casa do povo), e eu pergunto quem disse isso e onde esta escrito isto? Pois na Lei Orgânica não há nenhuma menção dessa insinuação e sabemos que é uma casa das leis ou casa legislativa, e não é casa da mãe Joana, porque se assim fosse poderíamos usufruir do conforto deste o banheiro até a cozinha como também da sala climatizada para dormirmos, e ele está mais preocupado mesmo é no conforto da equipe. Observem também que há uma intenção de propaganda comercial intencional reafirmando a venda dos óculos. Agora observem a resposta do presidente da mesa e contradições:

 Muito obrigado vereador Edenir, eu vou passar o requerimento a apreciação do plenário para que agente possa estar se respaldando, tendo em vista que atende a uma necessidade pra que possa assim se colocar o espaço da câmara, e possa ser usado para a realização de serviços de ordem social, pode se disser assim que a ótica trabalha com exames da parte do oculista”

Não é necessário ser letrado para chegar à conclusão de que quando o presidente da mesa cita a frase (mas eu não acredito que a casa possa estar rejeitando a sua solicitação”) dá a impressão que ele está exigindo e não aceita que os outros vereadores votem contra. Na verdade, foi colocado um requerimento no desenrolar da seção pedindo que se fiscalizasse se os médicos que atuam em Lábrea têm o CRM e nenhum deles inquiriu até então se viria um especialista em oftalmologia ou um oculista, só então nas considerações finais o vereador José Raimundo pede que se observe se o oculista é mesmo oftalmologista, e vamos ler isso mais pra frente… Outro fato é quando o edil presidente cita a seguinte frase (“e estarão contemplando inúmeras pessoas aqui no município”). A palavra contemplando no dicionário Aurélio é defina como: Que recebeu contemplação, ou foi sorteado para receber prêmio. Pela citação do presidente da mesa podemos entender que os exames e os óculos serão de graça, ou seja, será que existe um contrato entre a câmara e a empresa para a realização de serviços de ordem social ? Isto ele alegou mencionando como se fosse uma empresa que exerce ação social. Vamos ler agora o pronunciamento da vereadora Jaqueline sobre o tema do oculista:

“Em relação ao requerimento do vereador Edenir muito bem vindo viu? Parabéns ao vereador por mais um aí que o senhor consegue junto com o responsável pela Ótica Científica e trazê-lo para fazer esses exames de vista né? Então muito bem vindo o seu documento, agente só tem agradecer e aproveitar porque só é de ano em ano, então que as pessoas possam estar procurando o gabinete do vereador Edenir, junto a casa também está apar, passando alguma informação, os dias estão aqui no requerimento dele, os dias 13, 14,15 e 16 de abril, então que as pessoas possam estar procurando e marcando suas consultas porque agora quando terminar é só o ano que vem.”

  Novamente observem que há uma pressão de marketing e cumplicidade. Observem que um vereador poderia fazer um pedido diretamente ao prefeito sem levar este tema à casa das leis. Leia abaixo:

 Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia a prefeitura ou outro órgão municipal solicitando um pedido apresentado por um eleitor. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precisasse ter sido apresentado algum projeto do vereador.

Agora leiamos o pronunciamento do vereador Zé Raimundo:

 “Quero parabenizar o vereador Edenir pela forma que se pronunciou com o requerimento, eu acho que vossa excelência vai conceder porque isso aí é de suma importância para o nosso município onde muitas pessoas não têm condições de viajar para outros estados com o capital do nosso município.”

Perguntamos então ao vereador Zé Raimundo se a Câmara esta fiscalizando e pedindo conta das passagens expedidas em aeronaves e barcos com regalias de camarotes ao longo desses anos para alguns preferenciais amigos do poder, e se estão fazendo algum projeto ou pedido junto ao executivo que se cumpra a lei orgânica em que se cita a seção 2, da saúde, artigo 265 –xxv: A implantação nas escolas oficiais e creches de programas especiais de controle e correção de acuidade visual e auditiva, assegurando recursos orçamentários para fornecimento e manutenção de instrumentos e aparelhos corretivos aos que deles necessitam.

 Artigo 266: A assistência a saúde é de livre iniciativa, sendo facultadas as instituições privadas diretrizes deste, mediante contrato de direito público, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

- Observem que Zé Raimundo já antecipa dizendo (eu acho que vossa excelência vai conceder”), e é bom lembrar que se concede através de votos dos vereadores e não através da excelência o qual ele citou.

Vejamos novamente o pronunciamento do presidente da mesa:

 “Reinteerando a realização da parceria com a ótica cientifica nos dias 13, 14,15 e 16 de abril, e aquisição de óculos e exames de vista à apreciação da casa o requerimento do Edenir que solicita dos pares autorizações para que possa usar o plenário da casa. Então levo ao conhecimento da casa e peço deste já que aqueles que concordam que se manifestem e os que não concordam se manifestem também.”

 A palavra dita “parceria” nos deixa a impressão que foi formada uma ‘sociedade’ entre o legislativo e a empresa, e o que é citado em primeiro, a aquisição de óculos, ou seja, os exames ficam em segundo plano.

 O vereador Bode Augusto foi contra a trazer a esta casa e pronunciou:

 Não pareça para a população que somos contra a ótica vir aqui, ou seja, a estada da ótica na cidade. Acontece o seguinte, eu fui testemunha e sou testemunha que teve uma ótica prestando serviço aqui dentro de uma repartição pública que era o posto de saúde Raimundo Domingues, e essa ótica senhor presidente aplicou golpe aos seus consumidores, que não pareça que eu sou contra a vinda da ótica especialista, desculpe cientifica, agora desde que não use o recinto da casa pra fazer isso, porque quando aparecer se ela vier de boa fé, porque eu não a conheço para não acontecer o que aconteceu lá, eles aplicaram o golpe, a população sabe do que estou falando, ele estavam cobrando 40 reais sem ao menos mostrar o óculos para o cidadão e foi dentro do posto Raimundo Domingues, eu fui lá e o secretário ainda disse que pra mim bem assim; fui eu e eu os conheço e sei que eles são de boa índole, e aconteceu isso senhor presidente, aplicaram o golpe na população”

 O que vemos é que já teve uma ocorrência de má fé (isto seria um caso de policia) no que se diz prestação de serviço de óticas com fins lucrativos operando dentro de prédios públicos e que foi até mesmo citado o nome de outra ótica pelo vereador Augusto é claro confundindo nomes, e se usando recinto público e apoiado por servidor público, e o presidente da mesa não teve nem a sobriedade de avaliar o requerimento depois deste pronunciamento e aprovou imediatamente. (aprovado o requerimento do vereador Edenir”)

Então perguntamos o que realmente esta por detrás desse fato? E o que realmente estão lucrando? A ponto de defender a idoneidade da empresa como se fosse dele próprio e o que parece que há um desespero por alguém contestar e o plano não dar certo, é o que novamente o Edenir diz e de quebra faz novamente uma propaganda para a empresa usando a tribuna da casa das leis.

Vamos ler abaixo o último pronunciamento do vereador Edenir:

 “Eu só gostaria de explicar ao nobre colega vereador Augusto e agradecer os demais que aprovaram e dizer que a Ótica Cientifica está vindo aqui pela terceira vez nobre colega e pode ter certeza é uma ótica que tem mais de trinta anos no mercado, ta trazendo aqui umas condições pra as pessoas possuírem os seus óculos de grau pagando com seu próprio suor não ficando com a receita no bolso e rodando atrás de um e de outro pra ver quem quer dar os óculos. E é uma empresa que tem toda essa responsabilidade, tem CNPJ, alguma dúvida, alguma coisa tem todo direito e pode ter certeza, se está vindo aqui pela terceira vez é porque se deu por satisfeita e os seus clientes também estão pedindo a sua volta aqui. E é por isso que tem a parceria do executivo e do vereador Evaldo e do vereador Edenir, deputado Adjunto Afonso e qualquer um dos senhores que queiram fazer parte dessa parceria não tem problema agente aceita pode ter certeza,quando eu procuro essa casa é demonstrar aos senhores que o nobre vereador Edenir não está preocupado em se beneficiar com isso e sim os nossos conterrâneos aqueles que não têm condições de ir a Porto Velho, Manaus fazer o seu óculo de grau.”

 PROPAGANDA NA TRIBUNA

Quem tem um consultor como esse que usa o espaço, a tribuna e o horário na rádio que pertence ao legislativo para divulgação de coisa importante, convenha-nos então por que a tal empresa faz propaganda na televisão? E porque então ele citou que tem parceria do executivo? É o executivo, é o vereador Evaldo, é o Edenir, é o deputado Adjunto Afonso que vão pagar estes óculos? E sabemos que se o povo é carente e não tem mesmo a condição de pagar a passagem num barco para Manaus, também muito menos tem a condição de pagar por um óculo. Afinal de contas qual é o sentido dessas parcerias se já foi decidido que o local na Câmara vai ser usado e que ainda convida os outros vereadores para participar também? E de quebra o próprio Edenir se enobrece e praticando assim o pecado da soberba; acho que os elogios têm que vir de fora. Vejamos agora o último pronunciamento do Zé Raimundo:

 “Eu pergunto, esses médicos que vão vir são oftalmologistas ou não?” (nesse momento um silencio e sem resposta). “Porque tem outra profissão hoje. Eu vou deixar essa ressalva, faça essa consulta quando eles chegarem.”

Bem lembrado nobre vereador, Quando o IFAM abriu concurso aqui na cidade , dentro do padrão da inscrição foi pedido exame oftal dos inscritos, reconhecido e carimbado pelo médico clinico oftal e não havia na cidade nenhuma clinica especializada em oftal e muito menos médicos com reconhecimento na área, obrigando os inscritos a se locomoverem e procurarem em outra cidade no caso em Humaitá para verdadeiramente encontrar médicos oftal que fossem graduados e darem parecer na área medica oftal e que na verdade durante todos esses anos só temos recebido médicos em nossa cidade que se dizem oftalmologistas e que na verdade são simples técnicos e donos de óticas querendo vender óculos. O barco PAE , o único que consideramos como oftal e que são profissionais  que ingressam no barco intinerante e que por algumas vezes este esteve em nossa cidade prestando serviço de oftal e concedendo óculos grátis aos contemplados através de programa público.

Então, finalmente  perguntamos: será que essas parcerias não podem financiar esses óculos? Se estas mesmas têm financiado festas avulsas e fora do cronograma, campeonatos de futebol e etc. Porque então não fazer o que é certo e de direito do povo?

 Na ânsia de agradar, chega até mesmo o senhor presidente da câmara ao ponto de engavetar projetos, sem colocá-los em pauta, porque, a simples apreciação do mesmo, ainda que vá ser rejeitado, não agrada ao senhor prefeito. E aí, o projeto é engavetado. Mais do que isto, não se aprova na Câmara Municipal qualquer projeto de lei, qualquer requerimento que desagrade aos que mandam hoje no espaço municipal. E, ao contrário, aprovam-se tudo, sem pestanejar, num piscar de olhos, sem estudos, sem aprofundamento, em uma palavra: vota-se de olhos fechados, assumindo até os erros que venham do executivo.  Nesse caso, legítimo como a autêntica fiscalização do executivo, primeiro o poder legislativo e depois o Ministério Público. Caberia, em princípio, aos vereadores, a função de fiscalizar, cobrar, exigir da prefeitura o cumprimento das leis, o respeito aos cidadãos, caberia aos vereadores até irem à justiça defender os direitos de qualquer segmento da comunidade prejudicado com alguma medida.

 Estamos atentos e de olhos bem abertos senhores legisladores.

                                             por VAZOS DO PURUS

 Para ler mais e se informar:

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE VEREADORES

 ATENÇÃO POPULAÇÃO DE LÁBREA, SAÚDE PÚBLICA E DE BOA QUALIDADE, COM ATENDIMENTO GRATUITO É O SEU DIREITO

 Programa itinerante leva cirurgias a Borba e Nova Olinda 
 
Mais de 80 pacientes portadores de catarata devem ser operados até domingo (03) por meio do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. As cirurgias serão realizadas em Borba e Nova Olinda do Norte. Com a visita aos dois municípios a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) conclui a programação de cirurgias do mês de março, quando também foram atendidos paicentes de Manicoré e Autazes. Em abril, a meta é chegar a outros 10 municípios.O objetivo do Programa é garantir consultas e cirurgias oftalmológicas e de diversas outras esepcialidades, ainda não disponíveis no interior do Estado. Ao longo de 2011, devem ser beneficiadas mais de 11 mil pessoas. No total, 51 municípios serão alcançados. Até junho devem ser realizadas 2,5 mil cirurgias de catarata e, até dezembro, mais 3 mil cirurgias em outras especialidades. Além disso, o programa vai viabilizar 6 mil consultas.“As viagens para o atendimento oftalmológico foram programadas para atender a totalidade da demanda por cirurgias de catarata”, informa o secretário adjunto de Assitência à Saúde do Interior, Evandro Melo. De acordo com ele, em função do clima e da grande exposição da população à luz e ao calor, sem proteção, a incidênca da doença é alta na região. A catarata atinge o cristalino do olho, uma espécie de lente, que fica opaca com o tempo ou por problemas como inflamações e traumatismos. Na cirurgia, o cristalino é substituído por uma lente artificial. A cirurgia para correção do problema é simples e em 24 horas os pacientes retornam ao hospital para a retirada do curativo e avaliação pelo oftalmologista. Além das cirurgias de catarata o Programa vai oferecer no interior cirurgias para solucionar problemas de hérnias, hemorróidas, vesícula, cistos de ovário, miomas, nódulos mamários e fístulas. Também serão oferecidas histerectomias e laqueaduras. Para ser atendido o usuário precisa ter sido previamente consultado pelas equipes médicas locais e ter recebido indicação cirurgia. A inscrição do paciente no Programa é feita pelos hospitais estaduais instalados em cada município.

Acesso 

 Evandro Melo, explica que o Programa Amazonas Saúde Itinerante tem o objetivo de facilitar o acesso dos moradores das sedes e zonas rurais dos municípios do interior a exames e tratamentos antes oferecidos apenas em Manaus. Ele destaca que o custo financeiro e social do deslocamento de pacientes para a capital é muito maior do que o custos de envio das equipes até os municípios. Evandro Melo lembra que faltam especialistas no interior do Estado porque o número destes profissionais no mercado é pequeno, especialmente em algumas especialidades como cardiologia e neurologia. Para executar o Programa em 2011, o Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde, deve investir R$ 8,3 milhões. O programa Amazonas Saúde Itinerante realizou, somente no ano passado, 15 mil atendimentos em 44 municípios.

Municípios onde o Programa Amazonas Saúde Itinerante chegará em abril:

Boa Vista do Ramos
Coari
Itapiranga
Lábrea
Maués
Nhamundá
Parintins
São Sebastião do Uatumã
Tefé
Urucará

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes
 
Em 31/03/2011 às 15:46:20
 

 

 

 

About these ads

Sobre vazosdopurus

Vasos do Purus é um canal alternativo de mídia criado com o objetivo pautado na área política, social e comunitária em toda a calha do Purus, estado do Amazonas e a nível nacional.
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas . ligação permanente.

34 respostas a CÂMARA DE LABREA: O QUE O POVO NÃO ENXERGA

  1. Lucilda Pascoal diz:

    Gostaria de congratular e parabenizar a toda a equipe pelo sucesso do blog e qualidade das matérias. esse blog realmente está marcando a historia de Lábrea ao tocar no ponto que a todos nos incomoda, onde as coisas sao feitas sem consulta ao povo e de acordo com os interesses de poucas pessoas ou grupos de privilegio. isso nao é democracia e creio que com o blog estamos aprendendo inclusive a reivindicar pelos nossos direitos. andando pelas ruas da cidade percebo que a prefeitura está tapando alguns buracos e creio que mexendo no estadio que foi denunciado aqui. é isso mesmo , se não ficarmos vigilantes eles nao trabalham. é uma pena que o dinheiro do asfalto de qualidade já foi esperdiçado, esse tapa buraco é só uma maquiagem para enganar o povo. não é preciso ser engenheiro para cosntatar que a areia que estao jogando com pixe é uma piada para enganar o povo. essa obra custou muito caro e dava pra fazer direito, acho que o povo nao pode se conformar. os vereadores que foram eleitos na ultima eleiçao já provaram que nao sao dignos de seus mandatos, haja visto que nao fizeram nada para questionar o abuso do asfalto. inclusve um vereador é um dos responsaveis pela obra, deve ter ganhado a licitação. vereadore voces sao uma decepção com todo o respeito, alguns estao desistindo de seus mandatos , o que é isso? estao sofrendo pressão? seus eleitores não te dão força??? que tipo de pressão há dentro dessa câmara, fico muito curiosa em saber. parabéns vazos do purus, continuem por dentro do sfatos e contem com a nossa colaboração sempre
    grande beijo

    • Caubói Fora da Lei diz:

      Pois é, essa camara dos vereadores parece o domingão do faustão. tá tudo bem , sempre em harmonia nenhum problema maior. e de vez em quando vem um pra levantar uma polemicazinha só pra fazer um teatro. fora dali eles devem rir da gente nas suas piscinas particulares. por que voces nao apresentam um projeto de lei decente? por que nao discutir SANEAMENTO BASICO, SEGURANÇA ALIMENTAR, A QUESTÃO DAS DROGAS, O PROBLEMA CRONICO QUE É O ALCOOLISMO , OU MESMO A EXPLORAÇÃO DESUMANA DO TRABALHO NOS CASTANHAIS DO INTERIOR? PORQUE NÃO DISCUTEM A IMPLANTAÇÃO DE EMPREGOS AQUI NA CIDADE ? não , em Lábrea está tudo ótimo ! cachorros e urubus são é natural e voces preferem ver o povo aí batendo nas suas portas sempre pedindo um favorzinho para dar um votinho, isso é mediocridade demais ouviram?

      • Maria Silva diz:

        Lendo a metria sobre os pronunciamentos dos ilustre VEREADORES do nosso municipio, sou franca a dizer que dá vergonha em os mesmo não saberem distinguir o que significa de fato a palavra VEREADOR, sim, esta palavra derivou do verbo Ver que quer dizer: VERIFICAR e não fazer propagandas de uma Casa de Leis para uma Casa de compras de votos.Então caros, representes do povo de não sabes vou lhe explicar: Leia na íntegra,porfavor e depois ponha em prática.Vamos lá.
        Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.
        Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.
        Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subservientes e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.
        Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali… e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.
        Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvirmos dizer que “vereador não serve para nada”. Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito.
        E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado. Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.
        É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”. Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem como herança política da República Velha.
        Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.
        Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, se é público é meu e seu, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos, como é o caso do Ensino Fundamental.
        Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

  2. Alerta diz:

    Incialmente gostaria de parabenizar o blog. Pessoal esse blog tem sido nosso porta voz, acompanhando e de certa forma fiscalizando as injustiças e irregularidades em nossa Lábrea.

  3. Sincero diz:

    Parabens Vasos do Purus… Essa camara de vereadores de Lábrea jé uma vergonha para o poder Legislativo, mais agora ta passando dos limites, marketing no plenario. Amigos vereadores procurem se preocupar com os problemas da cidade.

  4. Léo diz:

    na verdade nao e marketin nao isso se chama MERCHANDASING e segundo esse criterio aí a pessoa que faz o merchandaizingn leva uma comissão. e aí vereador, quanto tu vai leva de comissão?????? e os outros???? explica isso pra população se é dentro da lei ou se estou enganado. nao quero acusar ninguem. explica aí o espaço é publico como la na casa do povo, a otica vai pagar uma comissão para você?

  5. HOMEM INDIGNADO diz:

    REALMENTE ESTOU DE BOCA ABERTA COM MAIS ESSA QUE ACONTECE NO NOSSO QUADRO LEGISLATIVO! AQUI EM TAPAUÁ É A MESMA COISA, ATÉ PARECE QUE ESTÁ PASSANDO O MESMO FILME NA MINHA FRENTE. TANTA CUMPLICIDADE QUE ME DEIXA ATÉ ENOJADO.
    POVO; QUANDO É QUE VOCES VÃO ENXERGAR E DAR O TROCO NESSES CARA? O TROCO JÁ EM 2012!!!!!!

  6. Roberta Thomazia diz:

    Tenho o hábito de abrir também esse blog e vou descobrindo sempre que as coisas aí em labrea estão ficando muito perecida com as que vivemos aqui em Tapauá. Agora eu pergunto quando é que o Ministério Público vai agir?Pois o tempo vai passando e a impunidade imperando; acho que vou casar ter mais filhos, virar avó e nada vai acontecer.
    Por favor, senhores do Ministério Público façam alguma coisa pelo amor de Deus!
    E fiscalizem esse caras que vivem brincando com a consciência do povo humilde e sem instrução,ou seja os analfabetos que infelizmente se vendem e são pressionados quando tem um emprego de contratados em uma prefeitura.

  7. ZÉ CABRA MACHO diz:

    Esses dias tem circulado um comentário que o Didi da trivial que não vive por aí enchendo a cara e nem desrespeitando as pessoas e que é um coroa que tem uma boa disposição para jogar um bom futebol agrediu aquele sujeitinho O RATO ADALFRAN que vive apurriando a cabeça dos outros e quando enche a cara fica desrespeitando e desafiando as pessoas de bem nessa cidade,mais uma coisa que as autoridades DEVERIAM ENCHERGAR,quero relatar que eu estava lá na quadra e sou testemunha que ouve uma disputa de bola e rato abandonou a bola e propositalmente deu uma cotovelada no Didi,digo com certeza que se fosse comigo aquele rato não ia levantar tão cedo.É o que esse pessoalzinho do passo municipal tem espalhado por aí.Agora pergunto o porque vocês do passo não enxergam o que esta acontecendo na administração municipal e na câmara?Então acho que esta na hora de enxergar, porque o pior cego é aquele que vê e não quer enxergar!Parabéns Didi você bateu por todos nos e vimos que você não é um homem frôxo.

  8. Julio Fortes diz:

    Nossa Câmara é brincadeira! Em 2012 vamos mudar isso!!! conto com o seu voto. O seu não! O de toda a sua familhação!!!

  9. Jello Biafra diz:

    parabéns ao trabalho do blog, vamos ver se assim os políticos tem mais responsabilidade e cuidado com o que falam e fasem, na hora do voto o povo vai pensar nisso tudo

  10. SOU MAIS UM ENTRE TODOS os HIPOCRITAS. diz:

    Olha eu aqui !! Nao sei quem é vilao ou mocinho nessa historia , quando um veriador tenta fazer algo, muitos vao contra por algum motivo, e muitas vezes a intensao de fazer é pra realmente se auto promover ou levar vantagem diante da situaçao, minha unica indignaçao é q as verdadeiras pessoas q deviao dizer se estao satisfeita ou nao, nao podem dar a sua opiniao aqui, portanto tenho a certeza q a pobre populaçao q deseja esse tipo de serviço nao quer saber se alguem quer se promover ou nao, eles desejam ser atendidas segundo sua nescessidade “pra ontem”, e quanto ao Veriador Jose raimundo, ele esta equivocado em exigir q venha um oftalmólogo, pq um OPTOMETRISTA tambem pode ser designado pra examinar, avaliar, diagnosticar e compesar por artefatos ópticos (óculos), a menos q a alteraçao seja de origem patologica.
    Nossa cidade esta diante de um abandono na área de saúde e nao vejo nenhum representante publico esta se movendo pro tal fato. Falam em vistoria de medicos q tenham CRM, sera q isso resolve?ou atrapalha? pq os q tem CRM nao querem ir pro interior, e acaba acontecendo da cidade ficar abandonada “sem medicos” como o presente momento.
    Eu SUGIRO q os veriadores tratem de abrir um recurso junto ao ministerio publico para juntos criarem mecanismo para permitir q médicos que mesmo sem CRM possam trabalhar, sendo que eles sejam supervisionados por medicos com CRM, reintero as pessoas q nao tem conhecimento do q é CRM, que CRM é um Conselho Regional de Medicina no qual expede a um profissional (medico) o registro de legalizaçao pra trabalhar, ou seja um Medico sem CRM nao quer dizer q nao é médico, quer dizer q nao ta inscrito em um conselho regional , esse tal recurso provisorio foi conseguido por um periodo no Acre ate q os medicos se regularizassem, cabe agora q os representantes do povo pelo menos tentem fazer iglal, para q a populaçao nao seja condenada ao descaso de nao ter o serviço basico de saúde simplesmente por legalismos burocraticos.

  11. Caubói Fora da Lei diz:

    concordo com voce MAIS UM DENTRE OS HIPÓCRITAS, eu assisti na televisão , acho que voce deve ter assistdo tambem uma reportagem sobre os estudantes brasileiros que se esforçam para buscar um diploma na Bolívia e outros países latino Americanos como Cuba e Argentina. Acontece que a nossa classe médica brasileira é a mais coorporativista e sacana do mundo e é dela a culpa pelo caos total que é a saúde pública no Brasil há décadas e décadas seguidas. O Braisl precisa de uma revolução total nas áreas de educação e saúde, firmar parcerias com Cuba por exemplo um povo extraordinário, Bolívia também um povo lutador, deixar as pessoas trabalharem. O profissional de saúde tem que sair do salto alto , ter a humildade de atender o povão , ir para a beira do rio , dormir na casa do pobre , comer com o pobre atender de graça se preciso for, ou seja, prestar um serviço a patria e mais a humanidade. isso pra mim é medicina. Sobre os vereadores , até reconheço o esforço de alguns pelo bem da coletividade , mas sou crítico com a maioria , em especial com o vereador Bode Augusto , que com certeza fez um péssimo trabalho nas ruas de Lábrea (como dono de empresa ) e também nos assentamentos dos ramais 26 do INCRA. A população reclama muito e com razão, ele pegou com sua empresa um milhão do ministério da defesa, eu vi no portal da transparencia ! . Também acho que basta de medidas assistencialistas , o povo quer projetos de futuro , chega de “pão por voto” favor por voto” , chega de intimidar a populaçao com o poderio economico , gente o povo não é besta mais não viu ? 2012 tá aí !!!!

  12. ANONIMO diz:

    Todos os novos candidatos a vereadores na época da eleição faz e acontece. Resolvem todos os problemas e ficam bonzinhos. Falam mal dos coitados que estão lá e quando conseguem se eleger, a partir do dia 01 de janeiro quando tomam posse de seus cargos é mais um como qualquer outro… Acho que vou experimentar e lançar minha candidatura… quem sabe eu não consigo salvar a pátria… candidato eleito… é só fingir que trabalha. É como o professor que brinca de ensinar e o aluno brinca de aprender. Temos é que respeitar nossas autoridades porque foram eleitas com o voto popular e já que somos tão bons, porque não o ajudamos com idéias e ações?

  13. Anonimo diz:

    Essa Camara de vereadores de Lábrea tah fazendo vergonha….

  14. observador diz:

    O vaso está de parabéns por deixar o povo informado…

  15. observador diz:

    Até que enfim parece que há oposição em Lábrea através da Internet…

  16. observador diz:

    As eleições do ano que vem vai deixar o povo mais informado sobre os candidatos, graça ao vaso…

  17. observador diz:

    o vaso está contribuindo com “louvor” deixando o povo do polo do purus mais informado, informando os acontecimentos políticos dos municípios do rio purus…

  18. observador diz:

    O povo está de olhos bem abertos pra mudar no ano que vem…

  19. Curioso diz:

    Ta chegando a hora da mundança, e agora com ajuda desse blog, podemos mostrar realmente o poder legislativo de Lábrea….

  20. Labrense diz:

    Povo de Lábrea vamos votar direito, precisamos tirar esses negociadores da camara de Lábrea…

  21. Rumo certo diz:

    Que bom que ainda tem esse blog para acompanhar os desmandos do politicos de Lábrea…

  22. Rumo certo diz:

    Essa camara de Vereadores de Lábrea é uma vergonha…. aff

    • RITA RODRIGUES diz:

      É IMPRESSIONANTE A FALTA DE FORMALIDADE DOS VEREADORES, QUANTA SUBJETIVIDADE, ISSO ACONTECE POR FALTA DE PESSOAS PREPARADAS E COMPROMETIDAS COM A POPULAÇÃO! O POVO NÃO QUER ESMOLAS, E SIM UMA VIDA COM DIGNIDADE, E QUE NOSSOS REPRESENTANTES POSSAM CRIAR POLÍTICAS PÚBLICAS, PARA UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E OPORTUNIDADES PARA O NOSSO POVO.

  23. Jaley diz:

    É um descaso muito grande com o voto do povo. Com a confiança depositada. VAMOS MUDAR!!!

  24. esperança diz:

    O qie realçmente esperar de pessoas que desprezam a população depois que se elegem. O povo de Lábrea precisa mudar radicalmente essa Câmara. MUDANÇA JÁ!!

  25. pedro diz:

    quemo uma cidade limpa e mais bonita

  26. pedro diz:

    labrea tem tudo pra ser uma cidade turistaca depende dos seus governantes.

  27. pedro diz:

    sou filho dessa cidade que tenho como maravilhosa labrea.

  28. SADRAQUE CÍCERO diz:

    Parabéns ao Vasos do Purus! Precisamos renovar para mudar. A renovação e mudança deve começar pela câmara de vereadores. Chegou a hora do povo dar a resposta nas urnas, escolhendo pessoas que realmente queiram trabalhar pelo nosso povo. Vamos lá gente, juntos lutemos por uma Lábrea melhor!

  29. Joyce diz:

    Sr. Sadraque, perdoe-me pelo o q vou falar, a política não é para o senhor meu irmão, faça a vontade de Deus e não a dos homens…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s