Dia 12 de maio: dia da Enfermeira

Publicado em Atualizado em

A Enfermeira é guardiã da arte de cuidar, cuja essência é o cuidado ao Ser Humano, individualmente, na Família ou em Comunidade, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da Saúde. A Enfermeira é a profissional habilitada com um curso de enfermagem legalmente reconhecido a quem foi atribuído um titulo profissional que lhe reconhece competência para a prestação de cuidados gerais as Famílias e as Comunidades. Evidentemente também não podemos excluir os enfermeiros do Sexo Masculino que em seu contingente é menor que as Mulheres, mas que mantém a mesma obrigação e competência profissional e humanitária para exercer os cuidados a toda Sociedade. Por isso neste dia 12 de maio em que se comemora o dia da Enfermeira, não poderíamos deixar passar em branco a comemoração desta data destes profissionais que por muitas vezes em nosso Município e na Sede Hospitalar tem sido incompreendidos e até mesmo agredidos com palavras de baixo escalão por populares e autoridades municipais que muitas vezes procuram o serviço de direito de todo cidadão e com conturbações e desequilíbrios por não verem os seus problemas de Saúde sanados naquele momento ali no Hospital ofendem e perdem a linha. É bom lembrar que muitas vezes a população tem confundido o Hospital com o atendimento em Postos de Saúde Municipal e que na maioria das vezes são mal atendidos por pessoas que não são profissionais formados e que não tem um pingo de amor  e consideração ao ser Humano, e dedicação ao cargo que ocupam, por raiva do Secretario, diretor do posto e até mesmo do Prefeito descarregando a sua raiva e indignação sobre o cidadão que vem usufruir dos seus direitos na Saúde.

Então não vamos confundir funcionários de Posto de Saúde que na sua maioria não são formados e não tem um compromisso direto com a Saúde e a Vida; com Enfermeiras do hospital que mantém uma atividade extremamente dedicada aos atendimentos de urgências que requer cuidado no risco de Vida ou Morte que fica sob pressão muitas vezes do Médico ou do Diretor do Hospital. Não poderíamos deixar de reconhecer o valor dessas Enfermeiras e deixar aqui nossa gratidão pelo vosso desempenho; e pedir que tenham cada vez mais Dedicação e Tolerância com os mais fracos que as procuram no Hospital de Lábrea; deixando também um pedido a toda população que tenham mais agradecimentos a essas pessoas que muitas vezes acompanham os seus sofrimentos e  de seus familiares. Parabéns as Enfermeiras.

3 opiniões sobre “Dia 12 de maio: dia da Enfermeira

    José lourenço disse:
    2011/05/13 às 00:46

    É verdade ! Essas mulheres são de ouro ! Só elas mesmo pra aguentar esse hospital;continuem fazendo esse bom trabalho e tendo mais tolerância. Parabénsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!

    keila coutinho disse:
    2011/05/21 às 14:08

    Obrigada pela homenagem, também sou enfermeira e sofro na pele a falta de compreensão por parte de alguns. Trabalhamos com as melhores intenções, mas somos limitados em nossos serviços, sofrendo com a falta de profissionais especializados, porém a parte mais prejudicada ainda é a população. Além dos enfermeiros, toda a equipe de saúde merece respeito pois o que oferecemos pode não ser o bastante mas é oferecido baseado no que recebemos (respeito, dignidade, amor ao próximo e limites nos direitos e deveres do cidadão). De outro lado, as autoridades deveriam se empenhar em ajudar na administração hospitalar e não atrapalhar no andamento dos serviços. Deixemos de lado as diferenças políticas e fofocas de pessoas desenformadas e mal intencionadas e poderíamos todos nos empenhar em oferecer a população (parte mais prejudicada) um serviço de qualidade baseado no bem estar do paciente (o mais importante). De qualquer forma obrigada por lembrar de nós (enfermeiros) de forma gentil…

    Roberta disse:
    2011/05/30 às 00:38

    Muito linda a homenagem, e infelizmente muitas vezes nós enfermeiras não somos compreendidas, apenas tentamos fazer o melhor, sempre visando o ser humano, o cuidado acima de tudo….amo o que faço, so acho que a equipe de enfermagem deveria ser mais valorizada em nossa sociedade…

    Parabéns a todas as enfermeiras pelo nosso dia, e obrigada por lembrar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s