Lei da Ficha Limpa barra reeleição de 31 prefeitos no Amazonas.

Metade dos prefeitos do Amazonas não poderá disputar a reeleição. Eles foram barrados pela validação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) aprovada em 2010 e validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na noite da última quinta-feira (16).
Desde total, 15 são gestores do PMDB. Eles saem da disputa pelo Executivo, mas devem participar indiretamente do pleito apoiando candidatos de partidos aliados.

Os prefeitos foram barrados por terem tido as contas referentes ao mandato julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e/ou pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Com a validação da Lei da Ficha Limpa políticos condenados por decisões de colegiados em crimes contra o patrimônio público em ações penais e civis não podem disputar eleições por um período de oito anos a contar da data de condenação.

Além dos 31 prefeitos, outros 168 ex-prefeitos do Amazonas estão fora da disputa por terem sido condenados pelo TCE-AM e/ou pelo TCU nos últimos oito anos.

Inelegíveis desde 2010
Dos 31 atuais prefeitos, cinco já estavam na lista de inelegíveis encaminhada pelo TCU ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2010.  Segundo a relação do Tribunal, no Amazonas 144 gestores estariam inelegíveis por conta de irregularidades nas prestações de contas.

Entre os inelegíveis estão o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PP), o ex-prefeito de Tefé, Hélio Bessa (PTB), e do ex-deputado estadual Francisco Baliero (PCdoB).

Em junho do ano passado, a lista de inelegíveis do Amazonas ‘engordou’ com mais 24 ex-prefeitos que tiveram as contas julgadas irregulares. Entre os ‘recém-inelegíveis’, estão o ex-prefeito de Fonte Boa, Sebastião Lisboa (PCdoB), o atual deputado estadual e ex-prefeito de Maués, Sidney Leite (DEM), e os ex-prefeitos de Japurá, Raimundo Matias (PFL), e de Maraã, Gefferson Almeida (PTB).

Mesmo que recorram das decisões, os inelegíveis só poderão disputar as eleições depois que os recursos forem julgados.

A lista dos que não poderão disputar as eleições pode aumentar até junho desde ano. Isto porque o presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, está elaborando uma relação com o nome dos gestores que estiveram às contas julgadas irregulares desde 2002. A relação nominal será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) até 5 de julho.

Fonte: Em Tempo on line

Amazonas tem só um condenado por improbidade administrativa.

Quadro: Prefeitos que não podem disputar a reeleição
Prefeitos

Municípios

Adenilson Lima (PMDB)

Nova Olinda do Norte

Agnaldo Paz (PMDB)

Codajás

Ana Maria Farias (DEM)

Ipixuna

Antônio Ferreira (PMDB)

Caapiranga

Antônio Gomes (PMDB)

Fonte Boa

Antônio Peixoto (PT)

Itacoatiara

Antunes Bitar (PT)

Santo Antônio do Iça

Arnaldo Mitouso (PSD)

Coari

Asclepíades Costa (PR)

Jutaí

Dilmar Santos (PTB)

Maraã

Edivaldo Araújo(PT)

Urucurituba

Edson Bessa (PMDB)

Manacapuru

Eliete Beleza (PR)

Santa Isabel do Rio Negro

Elmir Lima Mota (PSC)

Boa Vista do Ramos

Fernando Falabella (PMDB)

Urucará

Francisco Costa (PMN)

Carauari

Francisco Dissica (PMDB)

Eirunepé

Gean Campos (PMDB)

Lábrea

Jair Souto (PMDB)

Manaquiri

João Medeiros (PMDB)

Itamarati

Joel Rodrigues Lobo (DEM)

Careiro

José Maria (PMDB)

Benjamin Constant

Ribamar Beleza (PMDB)

Barcelos

Leosvaldo Roque (PSDC)

Novo Airão

Manoel Galdino (DEM)

Manicoré

Manoel Hélio (PMDB)

Guajará

Mário Paulain (PMDB)

Nhamundá

Miguel Paiva (PR)

Maués

José Nivalter Correia

Itapiranga

Rômulo Barbosa (PPS)

Envira

Tabira Ramos (PTB) Juruá
Fonte: TCE-AM/TCU-AM

About these ads

Sobre vazosdopurus

Vasos do Purus é um canal alternativo de mídia criado com o objetivo pautado na área política, social e comunitária em toda a calha do Purus, estado do Amazonas e a nível nacional.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

56 respostas a Lei da Ficha Limpa barra reeleição de 31 prefeitos no Amazonas.

  1. Max Teixeira Jr diz:

    Ao. Proprietário do Blog,
    Infelizmente a notícia postada em seu blog esta equivocada, conforme os link do TCE e TCU, o ex prefeito inelegível é o Sr. JOSÉ NIVALTER CORREIA pelas contas de (2005). Estamos aguardando ainda as contas de 2006, 2007 e 2008 que estão em analise.
    Links:
    http://www.tce.am.gov.br/portal/?p=2064
    http://mpc.tce.am.gov.br/wp-content/uploads/PROC_1766-2006_PARECER_152-2012_EFC.pdf

    Acreditando na seriedade do seu blog e no respeito por seus leitores, solicito formalmente que a noticia equivocada seja corrigida e que seja feita uma retratação ao Prefeito Nadiel Serrão.
    Agradeço a atenção e aguardo a solução do equivoco
    Max Teixeira Jr
    Acessos da Prefeitura de Itapiranga

  2. Januário Neto diz:

    Caro editor, venho por meio deste informar que houve equívoco na formulação desta lista por parte da fonte, onde conta o nome do atual prefeito de Itapiranga, sr. Nadiel Serrão, aproveito o ensejo ainda, para informar que não constam nos órgãos competentes processos em nome do sr. Nadiel Serrão que possam torná-lo inelégível muito menos macular sua imagem, ao contrário, creio que o equívoco aconteceu em torno do julgamento do TCE do dia 16 do corrente mês, no qual foram julgadas e condenadas as contas referentes ao ano de 2005 do ex-prefeito José Nivalter Correia (que ainda possui mais 2 condenações que o tornam inelegível). Informo ainda que, no site do TCE conta os nomes dos julgados no referido dia e em relação ao julgamento das contas de Itapiranga, o único nome citado por aquela corte foi o do ex-prefeito José Nivalter. Solicito ainda, a errata por parte desta veículo de informação, acreditando em sua idoneidade e caráter.
    Grato.

    • Obrigado por vcs nos informarem,ajudando o enriquecimento de conteúdo do Blog.Já providenciamos a correção,se persistir mais algum erro,favor nos contactar.Para nós é um prazer estar conectados com vcs,um abraço!

  3. Erivelton matos diz:

    Quero saber a respeito do ex prefeito hamiltom villar do careiro castanho se ele esta inelegil,pelo tcu

    • Pricila oliveira. diz:

      quero saber a respeito do atual prefeito hamilton vilar do careiro castanho que se reelegeu se ele está inelegil a ficha suja….

  4. Aldo diz:

    Parabenizar para coragem do Blog de expor que o prefeito de Lábrea é um FICHA SUJA. Voces prestam um grande serviço para a sociedade labrense. Parabéns, prisão para os corruptos e os que enriqueceram ilicitamente nesses tantos anos de impunidade. O povo brasileiro clama por justiça social

  5. 19822161 diz:

    sr. nadiel c so tem papo , mais cader o asfalto da terra nova , monte castelo , ensiada e madrubá .
    obras concluida:
    casa do pelado;do mario;denize,da professora osana;do vice maria,da suzane serrão;franco morri,nadima serrão;metralha, bens do pit bull, moto do rico,nissan do prefeito,moto do simão carro moto;e a obra principal três quebramolas ja reformado…….opa e esquecendo da montana do macelo esua chapa nova!!!!!!!!!!!

  6. ROBERTO diz:

    QUERO QUE ME RESPONDA PORQUE O PREFEITO DE GAUJARA NÃO PODE CONCORER A RELEIÇÃO.

  7. 19822161 diz:

    sabe q eu axo q todos os politicos sao honesto a nao ser q algem m prove o contrario………kkkkk ass dilmaaa ……..

  8. 19822161 diz:

    ha covardia verde…..

  9. 19822161 diz:

    ai nao vejo a hora de DE VER começar a guerra dos politicos, verde x amarelo? quem sera o vencedor de 2012 quais serao os projetos do s.r nadiel para 2012 quem serao os merecedores dos premios??a nossa querida cidade?a CLARA.MARCELO,NAZARE,RICO………. DO QUAL IGREJA O S.N NADIEL IRA SE APROXIMAR NESSE FIM DE ANO E OS VEREADORES ACHO Q TODOS IRAO vIRÁ EVANGELICOS? CREDO ,q farça.

    • PRIPRI diz:

      Eih tu queres uma ideia?
      Posta umas fotos da cidade e das coisas que vc acha pertinente que o
      futuro prefeito faça…….eu fiz isso aqui na minha faculdade e funcionou!!!
      Que sabe não da certo com vc!
      POsta no FACE, ORKUT, sei la, qualquer pagina….

      Fica a dica….

  10. 19822161 diz:

    aguas de itap ta na hora de lavar a caixa da agua sabe deus quantos sapos nao tem porla e morto egua funcionarios da cosama. entao passa menos uma tinta coral por fora ….. ta igual os pucha saco do nadiel cheio de sapinhos verdinhos eguaaaassss……

  11. 19822161 diz:

    verrrdeeeee amarelo brancoooo a escolha e suuuuaaaaaa vc decide povos

  12. 19822161 diz:

    ffffffffffffffffuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ate la no bloco do amarelooooos…………

  13. O povo de Juruá-Amazonas está feliz, com essa lei da ficha limpa ter barrado atual prefeito da cidade, ele deram graça a Deus que esse homem está fora da reeleição.

  14. Tabira Ferreira está foram da reeleição em Juruá-Amazonas, ele está pagando por ter tomado o mandato da Edézio Ferreira.
    Graças a Deus, o povo está feliz de juruá.

  15. Filogonio diz:

    E agora Antonio Ferreira Lima(pongó)de caapiranga nem os lins tira tu dessa.

  16. Juruá-Amazonas está feliz com inegibilidade do prefeito Tabira Ferreira.

  17. O povo de Juruá-Amazonas está congratulando pelo o Tabira Ferreira está fora da reeleição em 2012. Jesus Cristo vai liberta nossa cidade, dos maustrato do atual prefeito.

  18. Foi uma vitória muito grande, que o povo de Juruá-Amazonas recebeu, a inegibilidade de Tabira Ferreira, o povo está dando graças a Deus.

  19. Gemison diz:

    Começou a temporada de caças os politicos corupitor…..

  20. João Jardecidio diz:

    Quero aqui deixa meu protesto na atitudes de alguns prefeitos com nome incluso na lista dos “Ficha suja. ” Aproveita a ingenuidade do homem do interior, afirmando que é canditato a releição e que a lista não tem valor legal por ser uma manobra oposicionista, faltando com o respeito devido a sociedade. Exemplo o Sr. Joel Rodrigues lobo atual prefeito do Careiro

  21. Essa lei foi Deus que permitiu para barra esse político corrupto que vinha enricando iliciadamente do dinheiro público, temos o exemplo de atual prefeito de Juruá-Amazonas que tem 18 anos de roubo da prefeitura de Juruá-Amazonas. Povo está feliz com a inegibilidade do Tabira Ferreira.

  22. Tabira Ferreira o ditador de Juruá-Amazonas, sabemos que nosso povo já sofreu muito nas mãos desses chacaus, a justiça a possou o esse homem aqui, como se foce eles morasse aqui, mais Deus é justo, essa lei foi dada por Jesus, o povo está em festa até hoje.

  23. Tabira Ferreira um homem desumano, que faz o povo de Juruá-Amazonas sofrer, nossa cidade é abandonada, não temos ministério público em nosso município, já sumiu uma criãnça dentro do hospital daqui, durante a gestão dele, e essas autoridades a posso esse corrupto aqui, como se ele foce bom para nós.

  24. Tabira Ferreira prefeito de Juruá-Amazonas, era para está preso, ela saqueor a creche levando os pinicos das criãncas, e várias irregularidade

  25. silvilene serrão diz:

    kkkkk jose nilvater não poder

  26. limpeza diz:

    A lei da ficha limpa deve de fato funcionar em todos os seus aspectos. Mas nao basta só o candidato ser ficha limpa, é preciso que todos de subam em seu palamque sejam ficha limpa. A população deve fica atenta.!!!

  27. silvana lima diz:

    Tabira Ferreira se acha o coronel do barranco, pois quando esta doente viaja pra Soa Paulo pŕa fazer tratamento nele imediato, com o dinheiro do povo,e fica no melhor hospital de São Paulo onde o ex-presidente Lula foi tratado de câncer, enquanto a pessoa que ele diz ter como um filho, deixa desprezado em um quarto , sem nimguém pra cuida-lo,paralitico , sofrendo , pedindo a Deus todo os dias para morrer, pois nao aguenta mas tanto sofrimento. Uma pessoa como vc tabira não tem direito nenhum se candidatar a prefeito,se é tao bonzinho como você diz porque não paga um tratamento melhor para zito. Só você merece? qual é adiferênça de você pra Ele?

  28. levi diz:

    Deus está no controle de todas as coisas, se ele, Tabira Ferreira merece ou não ,novamente a prefeitura de juruá quem vai dar a ultima palavra é Deus, pois a bíblia diz que toda autoridade é constituída pro Deus, e se ele decidir quem pode ir contra a vontade do pai. E quem trabalha Deus ajuda, tabira ferreira pode sim ser, ignorante como muintas pessoas acham que ele é mas para trabalha como ele ainda vai nascer. que Deus abenções a todos……

  29. wallas fermin diz:

    porque que so agora apareceu as obras que ja em prestacao ja estavam
    concluida em anos anteriores
    porque so agora foram execultadas. tambem fui aprovado no ano de 2012
    no cargo de guarda municipal e ate hoje nao fui chamado é o segundo conculso que os aprovados não são chamados tem resposta pra isso?

  30. wallas fermin diz:

    isso aconteceu em santo antonio do ica

  31. ednei freitas diz:

    não acredito que isso va de fato acontecer porque o dinheiro fala mais alto por favou meus queridos não si anime com isso esa justiça no Brasil não dar pra confiar

  32. francimar diz:

    eu só acredito vendo,adail, não é candidato quer qui ele faz em coari dizendo que e candidato. cadê a justiça, que não colocar esse sujeito no lugar dele.

  33. Benael souza diz:

    Gostaria de saber detalhes em relação a ficha limpa do prefeito Nadiel sarrão e do Ex-prefeito José Nivalter corrêia

    • roneldo malafaia diz:

      será que a lei só existe para quem tem dinheiro,
      Santo Antônio Precisa acordar para a realidade…

  34. CHarles Blau diz:

    resposta para o Sr. Erivelto, quanto ao candidato Hamilton Villar, do Careiro Castanho ( este esta inelevibilissimo) conforme nos informa o T.C.E.A PROCESSO NUMERO 656/2004 e 2127/2008.
    Amigo vc que é dai do Careiro/Castanho, Purupuru e adjacência, não deixe ser enganado de novo.
    Acorda Purupuru, estas pronto para ser o mais novo município deste rincão amazônico.

  35. Raimundo Amilton diz:

    O Brasil é o país da moderação, dá muita chance a quem não deve, o TRE o TSE, como responsáveis pela transparencia do processo político, devem terem maior autoridade para julgarem os casos de derespeito a democracia. As leis devem ser respeitadas assim como o bom senso, se por exemplo: um prefeito não consegue administrar os recursos que é destinado a sua gestão pública, mostra que ele não foi um bom administrador, não deu conta do se trabalho, po coseguinte não deve mais ser candidato porque demonstrou que ele ou é desonestou ou incompetente.

  36. Adila diz:

    Queria saber se o prefeito da minha cidade pode se eleger prefeito em carauari o seu francisco costa

  37. dione ramos diz:

    Hoje no pais que estamos vivendo acho dificil que isso se cumpra.

  38. Roman Rydzinski diz:

    Denuncia por perturbar pessoas com alto som da propaganda na cidade de Urucurituba.
    Elis pára carro de som de propaganda com altíssimo volume em frente de cassas da gente por longo tempo.
    Ignoram reclamações com total ignorância.
    Candidato a prefeito da Cidade de Urucurituba: NR. 40 e NR. 13 são que mais perturbam no momento todos os dias.

  39. Anselmo gama... diz:

    Vc tao e com inveja…nem um som para..de proposito enfrenty da casa de ninguem nao…e kuando para..eles abaixo..o volume eu javi muitos caros para enfre e baixa..o volume…si vc ta encomodado…suma e volty…so na votação e não bota nem um nomero ai nw pork nw tem nada av com vc…lele..ta…eu apoio sim essa pessoas tao trabalhando…e vc so ta dormindo…acorda..meus…si liga tamos no ano de eleição…e eu apoio o os dois aki em urucurituba…

  40. Ipixunese diz:

    Olá a todos… Amazoneses, como vocês podem ver, a vida dos nosso povo cada vez esta sendo inganada, ou seja, não esta sendo claro. Levando em consideração por parte dos canidanatos a prefeito nos municipios do estado do Amazonas, o municipio de Ipixuna é o mais prejudicado, porque tem a familia faria governando o municipio de Ipixuna a quase 30 anos, isso é tipo ditadura, ou seja, e o povo é que sofre, o Judiciário, sabe de todos os ‘roubos’ e não faz nada… Porque que o Sr. Davi Farias de Oliveira é canidato a prefeito sendo que tem vários processos, e ele não tem so um apartamento no valor de 8000 mil reais não, seus bens são muito maior, tem ser mais investigado…

  41. jose carlos diz:

    Eu espero que continnue, sempre assim
    Essa Lei, por que assim nos tiramos os ladroes do meio,, politico.
    E a Corrupçao pode acabar.

  42. WILKENS VALOIOS CAMPOS diz:

    BOM DIA!
    SOLICITO INFORMAR-ME SE EXISTE A POSSIBILIDADE DA INEGEBILIDADE DOS CADIDATOS A PREFEITO NO MUNICIPIO DE CODAJÁS-AM. QUE SÃO:ABRAHAN LINCON E AGNALDO BEZERRA.E POR QUE?
    NO AGUARDO DE UMA BREVEVE RESPOSTA,AGRADEÇO,
    ATENCIOSAMENTE

    WILKENS CAMPOS

  43. Chica P diz:

    meu amigo eu gostaria de saber a resposta, que seria “libertadora” digamos assim . no meu municipio a força do abuso de poder economico esta tentanto empurrar a goela abaixo um candidato ficha suja do mais baixo nível. eu rezo a Deus para que o povo tenha consciência na hora da urna (o voto é individual e pertence unica e exclusivamente ao eleitor seu momento de decisão) e dê uma lição nesses fichas sujas cara de pau.

  44. anonimo diz:

    quero saber a respeito do prefeito de caapiranga antonio ferreira lima. ele está fazendo campanha eleitural, mas elepode concorrer a prefeito?

  45. ELADIO diz:

    QUERO SABE A RESPEITO DO PREFEITO DE GUAJARÁ AM

  46. branco do joão belinha diz:

    nosso prefeito mais uma vez foi eleito porquer foi um otimo prefeito mais precisa olhar mais para necesidade de seus eleitores este e meu comentario branco do joao belinha filho de guajara

  47. flor de laranjeira diz:

    gostaria de saber se Edilson Batista, que disputou a eleição em BORBA é ficha suja ou não?

  48. prefeito de Barcelos Amazônia diz:

    foi calçado o não

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s