SUL DE CANUTAMA URGENTE: COVARDIA, INJUSTIÇA E IMPUNIDADE CONTRA COMUNIDADE CAMPONESA

Publicado em Atualizado em

JUIZ DE CANUTAMA DEU CAUSA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE A FAVOR DE FAZENDEIROS – MEDIDAS FORAM COBRADAS PELA OUVIDORIA AGRÁRIA NACIONAL EM AUDIENCIA EM LÁBREA DIA 07 DE MAIO

Manaus 19 de maio de 2012

A Comunidade Vila ASPECRA , localizada no Km 23 da estrada BR 319, no município de Canutama Amazonas, fica entre as fazendas  Presidente Prudente e Três Marias na chamada “zona -sul” do município cuja sede fica as margens do rio Purus, abaixo de Lábrea. São um grupo comunitário de agricultores familiares que vivem há 12 anos na área .  A Vila hoje se localiza na beira da estrada 319 onde construíram  uma escola, a escola Água Azul que é gerenciada pela prefeitura de Canutama, onde estudam 42 alunos entre adultos e crianças. A Secretaria Municipal de Educação de Canutama, na administração do atual prefeito João Ocivaldo Amorim foi parceira atendendo com material escolar , carteiras e paga os professores, merendeiras e fardamento. Hoje na Vila ASPECRA há também um projeto para a construção de um posto de saúde. A ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES E CRIADORES DO RIO AZUL – ASPECRA foi criada no mês de junho de 2010 e representa 68 familias de agricultores. Ela foi criada “com o objetivo de reivindicar os direitos dos agricultores , resolver os conflitos que ocorrem por pressões dos latifundiários e lutar pelo progresso da comunidade em clima de paz”. Hoje na vila exeitem 54 casas construídas na beira da estrada  produzindo macaxiera , milho, projeto de viveiro de mudas, interrompido desde 2011 por incendios criminosos envenenamento criminoso da lavoura e espancamento e prisão de agricultores…

PESADELO

 Foi durante o Seminário sobre Regularização Fundiária, ocorrido em Lábrea no começo de maio no salão da CPT (Comissão Pastoral da Terra) em Lábrea que representantes da  ASPECRA , procuraram nossa equipe denunciando as casos absurdos de violações dos direitos humanos ocorridos contra aquelas pessoas, mostrando provas incontestáveis da covardia cometida pela Fazendeira proprietária da Fazenda Presidente Prudente, que indiscrimidamente loteou e vendeu uma área de TERRAS PÚBLICAS para um consórcio de médicos de Porto Velho no valor de 3 milhões e quinhetos reais, segundo denuncia dos representantes da ASPECRA. A fazendeira vendeu também uma parte do loteamento para a  AGROPECUARIA PALMAS LTDA  em 07 DE JUNHO DE 2011, quando começou um verdadeiro inferno para os moradores da Vila ASPECRA.

Abaixo no mapa a localização do conflito (A comunidade fica no Km 23 da BR 319 sentido Porto Velho Manaus, na região do Rio Azul , afluente do rio Mucuim que dá assesso a sede de Canutama  tem acesso pelo KM 70 da BR 230) : 

No dia 10 de julho de 2010 , foram presas sete pessoas, associados da ASPECRA pelo motivo alegado de que eram invasores da áreas do fazendeiro. O Batalhão de Policia Ambiental de Rondonia foi acionado pelo fazendeiro e efetuou imediatamente a prisão. Os comunitários dormiram na delegacia de Porto Velho , na central de polícia, segundo a ASPECRA as prisões ocorreram sem mandato de prisão, a mando direto do casal  Iris de Fatima e  Wilson Garcia de Andrade fazendeiros residentes em Porto Velho, os donos da Presidente Prudente. No dia 27/12 2010 houve mais um caso sério de espancamento onde comunitários foram levados para o meio do mato por homens encapuzados, supostamente policiais contratados para o “serviço particular”, crime que foi novamente denunciado pelos comunitários e o reconhecimento dos suspeitos feito sendo que o assunto corre na justiça de Rondônia.

ESPANCAMENTO E CASAS QUEIMADAS

As fotos abaixo denunciam as investidas sofridas pelos líderes comunitários, são fotos que chocaram os presentes no seminário ocorrido em Lábrea e que também foram pauta da reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, presidida pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho nos dias o7 e 8 de maio na UEA em Lábrea.

Lesão provocada  pelo cano de uma espingarda de um homem encapuzado (supostamente um dos 12 policiais ambientais de Rondônia supostamente contratados pela fazendeira)

BARRACÃO DA COMUNIDADE VILA ASPECRA QUEIMADO A MANDO DOS FAZENDEIROS (FOTO ACIMA) E SEDE DE FAZENDA CONSTRUÍDA EM TERRENO PÚBLICO

Não obstante a tanta covardia, do dia 18 de abril de 2012 , o Dr. Mateus Guedes Rios, juiz da comarca de Canutama, baseado na sede municipal deu decisão favorável de “Reintegração de Posse” em favor da Agropecuária Palmas Ltda. , fazenda que é área pública vendida ilegalmente – veja na íntegra a decisão do Juiz de Canutama:

IRRESPONSABILIDADE DO ESTADO DEIXA OS POBRES MAIS UMA VEZ EM SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA

Causou enorme surpresa e perplexidade dos presentes durante evento público em Lábrea no dia 05 de maio último a declaração do representante do INCRA de que não tinha conhecimento de que o INCRA tinha sido ouvido antes da decisão do Juiz Mateus de Canutama. Para a sorte dos comunitarios a advogada da CPT tinha em mãos um documento onde o próprio INCRA do Amazonas manifestava desinterese na área pública a revelia dos pedidos dos camponeses que solicitavam um Projeto de Assentamento no local demandando pela regularização fundiária. Como ficou claro durante o seminário, onde haviam representantes do SPU, ITEAM e diversas autoridades, que a área em conflito é TERRA PÚBLICA,  O INCRA e o  ‘Terra Legal’ (MDA) se comprometerem perante o público e depois diante do Desembargador, em ingressar no processo judicial para suspender a liminar do juiz Mateus, para alívio dos comunitários. O representante do programa Terra Legal Dr. Luiz Antonio se comprometeu em encaminhar a regularização da área, destinando as terras para realização de Projeto de Assentamento pelo INCRA. O INCRA por sua vez, representado pelo Dr. Ronaldo manifestou que é de sua competência a devida área para realização de Projeto de Assentamento. Resta agora aos camponeses da Vila ASPECRA rezarem pelas suas vidas e sonharem enfim com um futuro melhor.

Leia mais:

Vivendo sob o ‘império do medo’ no sul de Lábrea

Grito de socorro em Lábrea

Fazendeira volta a entregar documentos “forjados” e consegue do juiz renovar a ordem de reintegração de posse

Anistia Internacional pede “ação urgente” do governo brasileiro no sul do Amazonas

No Rio Azul, homem encapuzado deixa um acampado baleado e outro espancado.

Ameaçados de morte no Sul do Amazonas pedem socorro

Câmara dos Deputados vai cobrar solução para os conflitos agrários no sul da Amazônia

23 opiniões sobre “SUL DE CANUTAMA URGENTE: COVARDIA, INJUSTIÇA E IMPUNIDADE CONTRA COMUNIDADE CAMPONESA

    grazielle disse:
    2012/05/23 às 12:49

    Esse sofrimento é de cortar coração, alguém precisa fazer alguma coisa. Um país com tanta terra como o nosso, não é pra viver este tipo de situação. Terra para quem não tem terra para morar já!!!

      jose campos machdo disse:
      2014/05/07 às 18:21

      pois bem esa e enderesado as pesoas que se enteresaro por esa materia esta marcado para o dia 08 de julho uma aldienca ma terceira vara federal em manaus para sana o pobrema da Greba C1 esa que e conhecida como comunidade agra azul na BR 319 no KM 23 sul de canutama por se tratar de uma area pubrica federal a justisa opitou por tratar na esfera federal ja que a area foi requerida pelo ingra para asentamento das 40 familia que la reside eno enseijo desa deixa o convite au sait vazos do purus pora faser uma materia no dia 8 as 9 horas em manaus eso emtra em contato agente pasa o telef para contato sem mais obrigado jcm

        jose campos machdo disse:
        2014/06/06 às 02:22

        pois e galera sinto informa que a audiência de manaus no dia 8 em foi cancelada vamos agrar da

    canu disse:
    2012/05/23 às 13:21

    A cidade sofre com a enchente e ainfa tem que enfrentar esse tipo de coisa, é muito sofrimento para um povo só. Lutemos pelos direitos dessas pessoas.

    Renova disse:
    2012/05/23 às 17:32

    Kd os politicos para acompanhar e resolver essas situações???

    joseph kennedy disse:
    2012/07/05 às 10:32

    ñ adianta
    a pessoas terem muito dinheiro porque
    sempre aparece os culpados.
    ñ pode ajustiça passar por cima de suas próprias leis
    revogar coisa ja ganha e na cara de pau !!!!!
    populares sera q e porque ”o pé do boi e mais forte que a da galinha”
    mas justiça sega feita estao na terra
    mas serra?
    nos temos que ficar na mao dese povo pra outro
    do mesmo jeito vir e revogar nova mente . e viver
    numa terra sendo vigiado por homens armados.
    serra que td isso ñ vale de nada
    documento fotos
    por outro lado eles tem dinheiro .

    anne disse:
    2012/07/16 às 13:42

    quantas pessoas estão sofrendo, precisando de uma mão amiga. É muito sofrimento para os mais humildes. O Blog está de parabens pela voz que levanta a favor dessas pessoas.

    anne disse:
    2012/07/16 às 13:45

    Um dia ainda haverá de existir justiça social neste país. Os verdadeiros trabalhadores, que vivem nos assentamentos, nas reservas, trabalhan do para sustentar a família, são sempre perseguidos. Que país é esse? Continuem divulgando para nós estas informações.

    dione ramos disse:
    2012/07/16 às 14:19

    É uma vergonha pra sociedade.

    Gilberto disse:
    2012/08/19 às 16:17

    VOCES DESSE JORNAL DEVERIAM SE ATUALIZAR POPIS ESSA MATERIA DE VOCES É MUITO VELHA E SEM SENTIDO COLOCANDO PESSOAS A DAR SUAS OPINIOES EM CIMA DE IN FORMAÇOES QUE NAO PROCEDEM POIS O SENHOR MAURICIO QUE É CONHECIDO POR BOLIVA NESSA INVASSAO COLOCA MEDO NAS PESSOAS HUMILDES QUE ALI ESTAO ATRAZ DE UM PEDAÇO DE TERRA APOIADO PELO SENHOR OCIVALDO PREFEITO INRRESPONSAVEL E SEM COMPROMISSO COM O SUL DE CANUTAMA REALMENTE É UMA VERGONHA DEPOIS DE 04 ANOS ELE VOLTAR AQUI E PEDIR VOTOS VE SE TOMA VERGONHA VERGONHA E NAO APAREÇA MAIS AQUI POIS NAO TEM NEM UMA AÇÃO DESSE SUJEITO AQUI NO SUL DE CANUTAMA E AS ESCOLAS QUE ESTAO SENDO CONSTRUIDAS SAO PROJETOS FEDERAIS: EM TEMPO A QUALIDADE DA MERENDA TÁ RUIM CADE OP MPF
    BEIJOS GILBERTO

      Jose Machado disse:
      2014/04/07 às 10:09

      jose sim sR gilberto esas emfomacoes sao verdadeira pois esiste um proseso na justisa sobre a greba C 1 popularment conhecida como ( comunidade agra azul ) na BR 319 no Km23 pois supriendo me pois sR mora la e dis que esas eformasoes nao sao veridica acho que nao sei de nada ?????

    Gilberto disse:
    2012/08/19 às 16:21

    gostaria de saber porque toda vez que faço comentarios tenho que aguardar moderaçao voces eu como publicitário penso que a impressa é e deveria continuar livre

    Gilberto disse:
    2012/08/19 às 16:31

    Festa IIº ARRAIA FLOR DO GUARANA NO SUL DE CANUTAMA-AM patrocinada pelo prefeito OCIVALDO acaba em brigas e o professor responsável senhor SILVIO foge com medo e a bagunça foi causada pelo filho da candidata a vereadora VAL que apoia o prefeito OCIVALDO isso realmente é uma vergonha e desrespeito a nossa cultura aguardem mais informaçoes

    Olavo disse:
    2012/08/19 às 19:54

    é Gilberto, parece que você tá se revelando aqui no blog, uma pessoa partidária, parcial e diretamente interessada na região de Canutama… qual o seu interesse afinal? por que você tem tanta raiva?

      Gilberto disse:
      2012/08/29 às 16:12

      Caro olavo homen de carater tem posicionamento ideais e principios o meu interesse é que falem e publiquem a verdade e o meu interesse é que o povo do sul de canutama-am sege respeitado nao tenho raiva isso é pra cachorro e maus politicos tenho sim indgnação

    Gilberto disse:
    2012/09/20 às 12:34

    O PREFEITO DE CANUTAMA-AM É MENTIROSO ELE DISSE QUE COMPROU UM UNIBUS NOVO E BICICLETAS PARA OS ALUNOS RECUPEROU TODAS AS ESTRADAS VICINAIS E REFORMOU TODAS AS ESCOLAS DAQUI “MENTIROSO” COLOCOU ENERGIA EM TODAS AS COMUNIDADES DO SUL DE CANUTAMA-AM TANTO É MENTEIRA QUE O PROJETO LUZ PARA TODOS É DE COMPETENCIA DO GOVERNO FEDERAL E ELE É INCOMPETENTE, EU SOU MORADOR E PRODUTOR RURAL DESSA REGIAO ANDEI TODA A REGIAO SUL E NENHUM MORADOR VIU ONIBUS NEM BICLICLETAS E NEM ESTRADAS RECUPEWRADAS, MAIS SIM SÓ ABANDONO.
    OBS: E SE O DESCOMPROMISSADO PREFEITO DE CANUTAMA QUISER ME DESMETIR TO PRONTO PARA MOSTRAR FOTOS E VIDEOS DE ESCOLAS ABANDONADAS SEM HIGIENE, ESTRADAS SEM CONDIÇOES DE TRAFEGO PARA OS PRODUTORES ESCOAREM AS SUAS PRODUÇÕES, FUNCIONARIOS COM 05 MESES DE ATRASO NO SEU PAGAMENTO, SEM MÉDICOS E O PIUOR DE TUDO É QUE ELE NAO SE REUNE COM AS COMUNIDADES O NEGOCIO DELE É COM O SEU BARRIGA O MIUDO DO KM: 100 QUE É O SEU REPRESENTANTE AQUI NO SUL DE CANUTAMA-AM QUE PROMETEU 1000 LITROS DE COMBUSTIVEL PARA A RECUPERAÇAO DO RAMAL SÃO BERNARDO E JA ESTA FAZENDO DOIS ANOS E ELES NUNCA REPARAM E NOS TEMOS COPIA DO OFICIO RECEBIDO PELO ASPONE DO PREFEITO MENTIVALDO.

    Gilberto disse:
    2012/09/20 às 12:49

    EM POSTAGEM MINHA NA DATA DE 08/2012 EU FIZ A COLOCAÇÃO A RESPEITO DA VERDADE DA ASPECRA DO KILOMETRO 23 BR 319 SUL DE CANUTAMA-AM GOSTARIA DE SABER PORQUE O LIDER DESSA OCUPAÇAO SENHOR MAURICO FULGO BOLIVA ESTA FORAGIDO, CORRIDO É DE ESTRANHAR TANTA COVARDIA PORQUE O PREFEITO DE CANUTAMA-AM SENH0R MENTIVALDO ESTAVA DANDO TODO APOIO A ESSE CIDADÃO.
    OBS: PODE A PREFEITURA INSTALAR ESCOLA EM ÁREA DE CONFLITO? ^
    SO LAMENTAMOS PELAS PESSOAS QUE QUEREM UM PEDAÇO DE TERRA PARA PRODUZIR SEREM ENGANAS E ILUDIDAS POR PESSOAS SEM COMPROIMISSO COM O SER HUMANO AGORA FICOU BOM NAO BASTASSE O MENTIVALDO AGORA CHEGOU UM CANDIDATO CRIA DO MESMO COM O NOME DE MENTICHEIRA TENHA DÓ

    Carlos disse:
    2012/09/24 às 08:40

    MENTIGILBERTO VAI TOMAR BANHO E CUIDAR DA TUA VIDA VC É UM HOMEM QUE SE ESCONDE ATRAS DO COMPUTADOR.

    Carlos disse:
    2012/09/27 às 09:14

    Lava essa tua boca surja antes de falar do nosso candidato a vereador da nossa região, vc mentigilberto é o cara porque não entrou na politica para defender a região sul. Acho que o seu problema é não querer ver a região cada vez melhor.Cuida da tua vida que na região vc é 0 a esquerda. pra todos nós.

    Gilberto disse:
    2012/09/29 às 09:18

    Senhor carlosnalha isso que vc é o seus candidato MENTICHEIRA E O MENTIVALDO realmente nao fizeram nada aqui na regiao sul que vc diz que faz parte e o escandalo da administrtaçao do MENTIVALDO esta publicada nesse jornal tanto é que tem secretarios presos bonito isso vc nao acha? mas acho que vc CARLOSNALHA nao sabe ou faz de besta chupa essa manga CARLOSNALHA

    Robson disse:
    2012/09/30 às 22:01

    Seu mane sera que isso so aconteceu em 3 anos do ocivaldo e os ex prefeitos naw contam naw ou vc ganhou algo pra ficar calado.

    Jose Machado disse:
    2014/03/25 às 22:16

    Pois é pessoal enquanto vocês ficão batendo boca e falando de coisas ruins vamos falar de coisas boas.,
    vamos falar da comunidade Água Azul que realizou no ultimo dia 13 e 14 de Dezembro umas das maiores festa na Br 319 no sul de Canutama contando com patrocinadores e colaboradores que se fizeram presente em nossa festa. A festa iniciou no sábado dia 13 com troneio de volei e baile anoite e um troneio de futebol no domingo com a presença de 11 times que vieram de toda região o qual foi campeão o time do Km 70, 2° lugar time do Maravilha do baixo Madeira 3° lugar time Vila Água Azul e premiação para o artilheiro,
    Não deixamos de agradecer as pessoas que nos ajudaram e apoiaram, bem como meu particular amigo Biu que marco presença em nosso festa com o time do projeto São Francisco e foi o arbitro do algumas das partidas.
    A festa foi organizada pela comunidade Água Azul, coordenada pelo José Machado e Gilberto. Uma linda festa que a comunidade Água Azul agradece deixa o convite que para o ano iremos realizar um maior e melhor, convidamos a secretaria de esporte de Canutama para nos ajudar na próxima festa juntos podemos fazer uma festa bem melhor, contamos com vocês.

    Sem mais para o momento obrigado.

    Francisco Almeida disse:
    2014/07/03 às 16:37

    Isso não me surpreende mais, pois é corriqueiro em nosso país….sempre ganha quem tem mais….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s