Ficha Limpa no TSE pode mudar resultado das urnas

Publicado em

Em algumas cidades, como Petrópolis, uma decisão diferente da Corte pode tirar candidatos do segundo turno a poucos dias do pleito

A festa da democracia foi rápida no dia 7 de outubro. Poucas horas depois de abertas as urnas, 99% dos municípios brasileiros (ou 5.568 cidades) já conheciam os nomes dos prefeitos que, a princípio, irão governá-los até dezembro de 2016. Em apenas 50 cidades a decisão ficou adiada para o próximo dia 28, data do segundo turno. Pela primeira vez estava em vigor a lei da Ficha Limpa, que prevê a diplomação apenas de políticos com passado ilibado. Mas para fazer valer sua eficácia da lei, que surgiu de uma iniciativa popular, a maior Corte eleitoral do país agora corre contra o tempo.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz ser preciso fazer um mutirão para limpar a pauta de julgamentos nos casos envolvendo a lei da Ficha Limpa. A preocupação da ministra se justifica por duas razões. A Lei Complementar 135/10 (Ficha Limpa) exige prioridade da Justiça eleitoral para esses casos. Além disso, a quantidade de recursos assusta. Cerca de 3 mil candidatos considerados ficha suja por órgãos colegiados, as primeiras e segundas instâncias da Justiça, chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um terço foi julgado. Enquanto a data da diplomação se aproxima, em dezembro, existe a possibilidade de que decisões do TSE mudem o cenário eleitoral nascido das urnas.

Fonte: Revista Época

Uma opinião sobre “Ficha Limpa no TSE pode mudar resultado das urnas

    tanison carlos disse:
    2013/01/09 às 08:20

    eu acho que deverias de uma nova eleição para todo o Brasil ate aqui no pará em são joão da ponta porque o prefeito que ficou nelsão não pagou os funcionarios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s