Barbosa: Doações são o “coração da corrupção política” no Brasil

Publicado em

joqui-638x400OURO PRETO (MG)  –  O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou novamente as doações de empresas a políticos dizendo que elas são “o coração da corrupção política em nossa sociedade”.

A afirmação foi feita ao longo dos debates da Comissão de Veneza, um grupo composto por especialistas e membros de cortes constitucionais de 56 países que se reúne periodicamente para debater desafios comuns.

“Esse caso foi trazido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra uma lei que permite às empresas doar para partidos políticos de maneira muito estranha porque, ao fim, ninguém sabe para qual candidato o dinheiro vai” , resumiu Barbosa no evento que acontece em Ouro Preto. Segundo o ministro, as empresas “dão muito dinheiro para os partidos e os políticos distribuem entre eles mesmos”.

Barbosa lembrou que já há maioria no STF para derrubar as doações de empresas a campanhas, mas enfatizou que o julgamento ainda não foi concluído, pois houve pedido de vista.

“Até aqui temos a maioria dos votos, mas três ou quatro colegas ainda não votaram. Esse é um assunto muito sério no Brasil porque o dinheiro que entra na política é a base da corrupção política”, ressaltou.

Na avaliação do ministro, a contribuição leva as empresas a exigir um “payback” (uma contrapartida). “A companhia [que faz doações] quer obter lucros no futuro e vai querer interferir na orientação da política e mesmo no Executivo e no Legislativo. O resultado é que a corrupção se espalha”, disse.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s