Empresas que fazem doações a campanhas devem respeitar Lei Anticorrupção

Publicado em Atualizado em

 

urna 2Empresas que pretendem fazer doações a campanhas políticas devem estar atentas aos procedimentos legais para não serem enquadradas pela lei Anticorrupção, em vigor desde janeiro desse ano. A Lei Anticorrupção responsabiliza e passa a permitir a punição de empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira. A Lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado. O Consultor em Gestão Empresarial, Jerri Ribeiro, diz que a Lei cria um impacto positivo no empresariado, em como se relacionar com os entes públicos.

Focada no corruptor, a legislação determina que as companhias devolvam aos cofres públicos os prejuízos causados por atos ilícitos, além de estipular a aplicação de multas e até o fechamento delas em casos mais graves. As empresas envolvidas em fraudes serão alvos de processos civis e administrativos e podem pagar multa de 0,1% a 20% do faturamento anual bruto, e quando não for possível calcular essa receita, o valor pode ser estipulado por um juiz e variar entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões. ​Ainda de acordo com o consultor, as empresas que pretendem fazer doações a campanhas devem estar atentas aos seguintes procedimentos.

As companhias também serão responsabilizadas por atos ilícitos dos seus funcionários, ao contrário do que ocorre hoje.

Com a nova lei anticorrupção em vigor, a demanda é por um alto grau de profissionalismo a todos os que atuam em nome da pessoa jurídica, seja, colaboradores diretos ou prestadores de serviços, e não somente no período das eleições

Fonte: bandnewsfmcuritiba.com

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s