Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Lama Asfáltica

Publicado em Atualizado em

índice

As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Campo Grande (MS), Rio Negro (MS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

Brasília, 10/05/2016 – Agência Brasil

 A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (10) a segunda fase da Operação Lama Asfáltica – Operação Fazendas de Lama, que investiga organização criminosa especializada em desviar recursos públicos federais por meio de obras de pavimentação de rodovias, construção e prestação de serviços nas áreas de informática e gráfica. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões de reais.

Cerca de 200 policiais federais, com o apoio de 28 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e 44 da Receita Federal cumprem 67 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 24 de sequestro de bens de investigados. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Campo Grande (MS), Rio Negro (MS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

De acordo com a PF, durante a primeira fase da operação, que começou em 2013, foi constatada a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturaram obras contratadas com a administração pública, mediante a prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos.

“Nesta fase, após a análise dos materiais apreendidos, de novas fiscalizações feitas pela CGU e relatórios da Receita Federal, foram verificados fortes indícios da prática de lavagem de dinheiro decorrente, inclusive, de desvio de recursos públicos federais e corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de tais valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.”

Ainda segundo a corporação, os presos serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande, bem como os materiais objetos das buscas e apreensões. O nome Fazendas de Lama faz referência a procedimentos utilizados pelos investigados na aquisição de propriedades rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crimes de lavagem de dinheiro.

DELCÍDIO DO AMARAL E ALFREDO NASCIMENTO

A Operação Lama Asfáltica apareceu de forma bem clara na delação premiada feita pelo Senador Delcídio do Amaral (PT-MS), expulso do PT e preso na Operação Lava-Jato. Na delação Delcídio entregou muita gente, envolvendo de forma comprometedora o ex ministro dos transportes e hoje Deputado Federal Alfredo Nascimento (PR) – veja com exclusividade trecho da delação premiada do Senador bandido:

alfredo 1

alfredo 2alfredo 3

LÁBREA NA MIRA DA FEDERAL?

Em novembro de 2015 Alfredo Nascimento esteve em Lábrea anunciando uma “grande obra” no valor de 11 milhões de reais para asfaltamento de trecho (apenas 15 Km) da BR 230. Pelo que se sabe até agora essa obra não saiu. A população anda muito desconfiada e com razão já que o ex-prefeito de Lábrea, Sr. Gean Campos de Barros tem processo no TCU (Tribunal de Contas da União) justamente por irregularidades praticadas em obras de asfaltamento e construção de meio fio da cidade. Sabe-se também que o atual prefeito, Sr. Evaldo de Souza Gomes, do mesmo partido de Gean (os dois na época do PMDB, aliados de Alfredo), teve sérios problemas nas prestações de contas enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Lábrea. Todos posaram felizes para a foto com Alfredo, já mirando as eleições municipais de 2016…

alfredo

labrea 1 asfaltica

12313862_873378006103460_940585592324529937_n
Autoridades locais “festejam” mais uma obra milionária na cidade

 

Fonte: Agência Brasil  e blog Vazos do Purus

Leia mais:

Em delação, Delcídio cita Alfredo Nascimento como ‘articulador’ de esquema de propina em MS

Em delação, Delcídio diz que Alfredo “articulava investimentos espúrios”

TWITTER

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s