ESTIAGEM: Queimadas urbanas aumentam e castigam população de Lábrea com a fumaça

Com o período da estiagem, a prática de incêndio urbano aumenta, com isto inúmeros focos de incêndio vêm sendo diariamente observado pela população do município

CoQ0BoHUIAALh0z

Lábrea, 07/08/2016

Queimadas urbanas na época da seca são comuns nas cidades do interior do estado, e mesmo na capital, sendo preciso um trabalho de conscientização, principalmente junto as pessoas mais simples para que não ocorram grandes incêndios podendo acarretar prejuízos materiais e para a saúde das pessoas.

Esse ano em Lábrea um episódio incomum, agravou a situação ambiental em Lábrea, com a invasão de terrenos particulares e terra indígena na margem da estrada BR 230, o volume de fumaça foi exagerado.

Assim mesmo com a ação da Polícia Militar no local das invasões os focos localizados de queimadas urbanas estão espalhados por toda a cidade e sem qualquer ação da prefeitura para impedir. Como resultado, centenas de crianças estão com problemas respiratórios, faltando às aulas, e idosos também sofrem bastante, sendo que infelizmente nada podemos esperar de uma administração pública corrupta, incompetente, negligente e perseguidora. Enquanto isso a população segue sofrendo.

QUEIMADAS – RISCOS À SUA SAÚDE

Os malefícios que a fumaça das queimadas proporciona à saúde humana são inúmeros, e vão de problemas nas vias respiratórias à mucosa ocular. Segundo o médico o pneumologista Dr. Sebastião Antônio Benetti em entrevista para o site JCNET, o produto da queima da biomassa (folhas, galhos, etc) emite partículas no ar que são altamente prejudiciais as  vias respiratórias.
RINITES E IRRITAÇÃO OCULAR E O RISCO PARA OS PULMÕES
De acordo ainda com o Dr. Benetti, em pessoas expostas à fumaça proveniente das queimadas, é comum os altos índices de conjuntivite por irritação da mucosa ocular. Quanto à parte respiratória, a agressão se inicia nas vias  superiores, causando rinites e irritação da garganta, queimação, tosse e, em alguns casos, até a perda de voz.
As alterações mais graves são as pulmonares, que podem desencadear crises de asma e bronquite acompanhadas de forte falta de ar com chiado no peito e tosse, geralmente seca. Estes quadros costumam se instalar rapidamente e, muitas vezes, necessitam de atendimento de urgência. Devido a sua gravidade, podem levar à morte, acentua o médico.
As pessoas mais afetadas por estas enfermidades são crianças, idosos e as que já apresentam antecedentes de quadros de rinite, asma ou bronquite.
OMISSÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E INÉRCIA DA POPULAÇÃO
Enquanto isso a prefeitura municipal de Lábrea “finge que não vê”. Os secretários municipais parecem estar mais preocupados com a reeleição do impopular prefeito. O Governo do Estado por sua vez, com os cofres falidos, gasta o pouco que tem com propaganda inútil e o órgão ambiental IPAAM parece não atender às denúncias da população que vem registrando a sua indignação com fotos e postagens constantes nas redes sociais, algumas reproduzidas aqui.
13669005_1347681781913362_5761962927580885791_n
Mas fica o recado para o cidadão consciente tentar fazer a sua parte, conversando com os vizinhos para não queimar as folhas secas, jogar no lixo para a coleta recolher, ter respeito, pensar no coletivo, enfim, zelar pelo bem de todos.
Fonte: adaptado do Portal JCNET “O Perigo das Queimadas Urbanas”27/07/2014, (reportagem de Ana Paula Pessoto)

UTILIDADE PÚBLICA – IPAAM LINHA VERDE (DENÚNCIAS)

Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM
Rua Mário Ypiranga Monteiro, 3280 – Parque Dez de Novembro  –
CEP 69050-030
Tel: (92) 2123-6715 / (92) 2123-6729
www.ipaam.am.gov.br
Linha Verde: 0800-2808283

 

Mais:

Recorde em focos de queimadas no Amazonas

OCUPAÇÃO DE TERRA EM LÁBREA

 

 

 

Anúncios

Sobre vazosdopurus

Vasos do Purus é um canal alternativo de mídia criado com o objetivo pautado na área política, social e comunitária em toda a calha do Purus, estado do Amazonas e a nível nacional.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s