TSE aclara como julga registros de candidatos indeferidos

Foi permitido ao candidato concorrer, por sua conta e risco, mesmo estando com o registro indeferido pelo juiz eleitoral e pelo TRE, desde que tenha apresentado recurso.

Manaus, 19/10/2016

Dos 62 municípios do Amazonas, em pelo menos uma dúzia deles ficou alguma pendência na Justiça Eleitoral após o pleito de 2 de outubro. A maioria pelo indeferimento de registro de candidatura.

Nos últimos dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem esclarecendo acerca de como vão ser feitos esses julgamentos na instância final, depois que os processos passam pelos tribunais regionais eleitorais (TRE).

O rito de julgamento já é bem definido na legislação eleitoral, como a Lei Complementar nº 64/90, o Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.455/2015, sobre as eleições de 2016.

Foi permitido ao candidato concorrer, por sua conta e risco, mesmo estando com o registro indeferido pelo juiz eleitoral e pelo TRE, desde que tenha apresentado recurso. Seu processo ficou para julgamento posterior, depois do pleito.

O TSE trabalha com prioridade o julgamento desses processos, à medida que são remetidos pelos tribunais regionais. Até o dia 19 de dezembro todos os eleitos devem estar diplomados pela Justiça Eleitoral.

Por isso, os processos de registro de candidatura não precisam ter a respectiva pauta previamente publicada para ser levada ao plenário do TSE.

NOVAS ELEIÇÕES

Um detalhe deve merecer atenção dos candidatos com registro indeferido: a reforma eleitoral trazida pela Lei nº 13.165/2015 manda que seja realizada nova eleição caso o primeiro lugar do dia 2, “independentemente do número de votos”, tenha sido esse candidato pendente de aprovação.

“O candidato ao cargo de prefeito que obteve a maior votação em um município com menos de 200 mil eleitores estiver com o seu registro de candidatura indeferido no dia da eleição, e a soma dos votos dos candidatos que com ele concorrem (e que não estejam com o registro indeferido) for inferior a 50% dos votos dados a candidatos, a junta presidida pelo juiz eleitoral não poderá proclamar nenhum candidato eleito”, é o que esclarece assessoria do TSE.

“É após o julgamento do recurso desse candidato pelo TSE, o juiz eleitoral deverá marcar a data para a realização de nova eleição”, complementa o esclarecimento.

Como orientação, o TSE lembra aos interessados que a contagem do prazo dos recursos considera sábados, domingos e feriados.

Os prazos e o ritual de julgamento são:

– 3 dias para recursos das decisões dos juízes eleitorais e TRE;

– 3 dias para as contrarrazões da parte contrária no processo;

– Após, deve subir para o TSE, onde é distribuído para um relator. Antes, o processo passa dois dias com o Ministério Público Eleitoral (MPE) para parecer;

– Depois disso, o relator pode decidir sozinho ou levar o caso para julgamento no colegiado;

– Se for no colegiado, os advogados poderão se manifestar. Em seguida, começa a votação. Primeiro o relator, e os demais ministros em seguida

Fonte: Portal BNC Amazonas

Leia também:

>>ESCÂNDALO (VAZOU ÁUDIO E VIRALIZOU NO ZAP ZAP): Prefeito de Boca do Acre Iran Lima tentando seduzir estudante em troca de ajuda para festa de formatura

PF deflagra Operação Caucana e Prefeitura de Tefé é um dos alvos da ação que cumpre mandados também em Manaus

– Operação CAUCANA tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que teria desviado recursos públicos do Programa Calha Norte, do Governo Federal, que teriam sido repassados para o Município de Tefé para realização de obras estruturantes, como construção de calçadas e meios-fios na cidade…

Anúncios

Sobre vazosdopurus

Vasos do Purus é um canal alternativo de mídia criado com o objetivo pautado na área política, social e comunitária em toda a calha do Purus, estado do Amazonas e a nível nacional.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

2 respostas a TSE aclara como julga registros de candidatos indeferidos

  1. HELCIO GONÇALVES DA SILVA diz:

    DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER AGITAR-SE O PODER NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE A RIR-SE DA HONRA E A TER VERGONHA DE SER HONESTO.
    NOSSO PAIS PRECISA DE RETORNAR AO COMPORTAMENTO DO PASSADO.
    BRASIL ABRA AS CORTINAS DO PASSADO, TIRA A MÃE PRETA DO SERRADO BOTA O REI CONGO NO CONGADO. BRASIL. BRASIL

    HÉLCIO GONÇALVES DA SILVA
    LABREA – AMAZONAS
    B R A S I L

  2. HELCIO GONÇALVES DA SILVA diz:

    ACABEI DE DEIXAR UM COMENTARIO E NÃO FOI PUBLICADO PORQUE ?

    HÉLCIO GONÇALVES DA SILVA
    LABREA – AMAZONAS
    B R A S I L

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s