COVARDE: Temer pode acabar com o seguro-defeso no Amazonas

A ideia é editar um decreto cancelando o benefício em locais onde há pesca alternativa, ou seja, onde o profissional pode capturar outros tipos peixes enquanto estiver proibido de pescar as espécies em reprodução.

Manaus, 28/11/2016

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) pretende cortar metade dos benefícios que são pagos hoje aos pescadores de todo o País, durante o período de reprodução das espécies. No Amazonas, ao menos 110 mil famílias fazem parte do programa.

A possibilidade do governo tomar essa medida está publicada em matéria da edição desta segunda-feira, dia 28, do jornal Folha de S. Paulo.

O impresso diz que a ideia é fazer o corte restringindo o perfil de profissional de quem recebe o defeso e, com isso, reduzir o gasto para o ano que vem na ordem de R$ 3,1 bilhões.

Caso leve a cabo a ideia, o seguro-defeso pode acabar no Amazonas, porque a ideia é editar um decreto cancelando o benefício em locais onde há pesca alternativa, ou seja, onde o profissional pode capturar outros tipos peixes enquanto estiver proibido de pescar as espécies em reprodução.

O Amazonas se enquadra nessa situação, junto com o Maranhão, Pará e Bhaia.

O seguro paga um salário mínimo mensal, num período de cinco meses, para que os pescadores evitem a atividade durante a reprodução dos cardumes.

A Defensoria Geral da União é contra a medida. Para o órgão, acabar com o benefício onde pode haver pesca alternativa pode prejudicar o ambiente e não resolver as irregularidades. Ao invés do corte, a Defensoria sugere o recadastramento para que o benefício seja pago apenas às pessoas que se enquadram no programa.

Matéria do Portal BNC Amazonas

Matéria da Folha:

Gasto com benefício a pescador deve ser cortado pela metade

Anúncios

Sobre vazosdopurus

Vasos do Purus é um canal alternativo de mídia criado com o objetivo pautado na área política, social e comunitária em toda a calha do Purus, estado do Amazonas e a nível nacional.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Uma resposta a COVARDE: Temer pode acabar com o seguro-defeso no Amazonas

  1. Mirtes diz:

    Covarde sim. Todos sabemos, embora muita gente tenha se esquecido, que isto é um legado do governo Lula e que, mais que isto, faz parte da soma de necessidades do amazonense.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s